Em função de inúmeras mensagens e perguntas enviadas por email, gostaria de esclarecer a lógica norteadora do nosso processo seletivo, assim como alguns pontos práticos.
A realização de uma prova de múltipla escolha na fase inicial tem o objetivo de selecionar os candidatos que têm o conhecimento mínimo que imaginamos necessário para acompanhar o curso com desenvoltura. Como o público alvo é extremamente heterogêneo, optamos por focar em conteúdo básico, como matemática, português e inglês. Nesses três pontos esperamos selecionar candidatos que tenham uma formação mínima. Quanto a conhecimentos específicos, pretendemos selecionar candidatos que já tenham um domínio ou familiaridade com o tema vetores e patógenos transmitidos por eles.
Em relação à matemática, serão feitas perguntas principalmente para testar o conhecimento lógico, e tópicos específicos como operações algébricas (4 operações básicas, potências e logaritmos), porcentagens, teoria dos conjuntos, proporções e regra de três. Solução de equações de primeira e segunda ordem e de sistemas com 2 variáveis. Probabilidades e análise combinatória.
Quanto a português, será fornecido um texto de uma página aos candidatos e será avaliada a sua compreensão e riqueza de vocabulário. Não serão exigidos tópicos de ortografia e sintaxe. O mesmo valerá para a prova de inglês.
Em relação a conhecimentos específicos, é importante mencionar que serão pedidos tópicos relacionados apenas a vetores, e não sobre os patógenos, doenças ou agravos de forma geral. Dessa forma recomendamos aos candidatos que se concentrem nos capítulos dos livros de parasitologia da bibliografia que versem sobre eles. Estamos averiguando questões de direitos autorais e se possível em breve disponibilizaremos no site (e na plataforma SIGA) os arquivos em PDF da bibliografia. Não deixem de conferir.
Algumas recomendações específicas. Não será permitido o uso de calculadora e de nenhum material de consulta (dicionários, por exemplo). Os candidatos devem apenas trazer um documento de identificação com foto e caneta azul ou preta. A duração da prova será de três horas. A prova conterá questões consideradas mais fáceis, de dificuldade média e difíceis. Dessa forma uma boa estratégia é usar o tempo nas questões que o candidato domina e deixar as questões mais complicadas para o final.
Dúvidas adicionais devem ser encaminhadas para posgvcv@ioc.fiocruz.br ou posgvcv@gmail.com. Esperamos vê-los no processo seletivo e desejamos boa sorte a todos!
Comentários
Postar um comentário